USP - Universidade de São Paulo

Importação de mensagens do Thunderbird no gsuite

Uma vez que a conta já estiver migrada:

1. Baixe complemento/plugin importExportTools no Thunderbird
  2. Reinicie o cliente de e-mail se necessário
  3. Clique com o botão direito sobre a conta a ser exportada
  4. Selecione a opção Importar/exportar no formato mbox/eml -> Exportar todas as pastas (com estrutura)
  5. Escolha uma pasta vazia para onde as mensagens serão exportadas
  6. Baixe a ferramenta de importação IQSC mbox importer
  7. Salve-a em um local acessível via linha de comando
  8. Abra um prompt de comando (windows ou linux) e navegue até a pasta onde está a ferramenta
  9. Execute-a com dois parâmetros, sendo o primeiro o e-mail do usuário em questão e o segundo o caminho até a pasta onde as mensagens foram exportadas, e.g.,

C:\pastaDaFerramenta>iqsc_mbox_importer.exe joaodascouves@iqsc.usp.br “C:\pasta da exportacao\”

10. Uma janela de navegador deverá se abrir, solicitando que o usuário efetue login na conta gsuite, siga os passos na tela e realize a autenticação do usuário, no caso, “joaodascouves@iqsc.usp.br”
  11. Após conceder a autorização, a página exibirá um código de autorização. Copie esse código, tomando cuidado para não faltar nenhum caractere ou sobrar espaços em branco no começo/fim.
  12. Retorne para o prompt de comando onde a ferramenta está em execução e cole (SHIFT+insert ou botão direito do mouse). Pressione ENTER.
  13. Se tudo correu bem, o processo de importação será iniciado.
  14. O usuário pode monitorar o progresso no webmail, onde as mensagens importadas já estarão acessíveis dentro da pasta “Importacao” (É possível alterar essa pasta, passando um terceiro parâmetro para a ferramenta)

Recomendação: alterar as configurações de energia do computador para evitar o que o mesmo entre em suspensão/hibernação durante o processo.
O procedimento pode demorar muitas horas em caixas postais de grande volume (testado com aprox. 10Gb)