USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Guia de utilização do Sistema shareEMU

Acesso ao sistema:
http://py.iqsc.usp.br/sharEMU

Para utilizá-lo como coordenador ou operador de EMU, é necessário criar uma conta no próprio sistema e avisar a STI para atribuir as devidas permissões.

 

Atribuições:
Administrador:
— Visualizar e alterar todo conteúdo do sistema
— Validar coordenadores e técnicos
Usuário comum:
— Visualizar catálogo de serviços e agenda dos EMUs
— Cadastrar-se com e-mail válido
— Efetuar, visualizar e cancelar suas próprias reservas (cancelamento apenas de reservas pendentes)
Operador:
— Visualizar equipamentos a ele atribuídos
— Cadastrar serviços e formulários para seus EMUs
— Aprovar/reprovar (com justificativa) solicitação dos usuários
— Concluir as solicitações
Coordenador:
— Todas as atribuições do operador
— Cadastrar seus próprios equipamentos
— Validar coordenadores e técnicos
— Reservar períodos de indisponibilidade/manutenção
— Alterar/cancelar reservas não concluídas

Sobre EMUs e Serviços:
– Cada EMU pode oferecer diversos serviços para agendamento.
– Os serviços tem limitação de tempo mínimo e máximo para execução.
– Cadas serviço comporta um formulário personalizado.
– Os pedidos de agendamento devem respeitar os limites do serviço solicitado.
– Administrador pode incluir, excluir e alterar qualquer informação
– Coordenador pode incluir EMUs e Serviços. Alterações e exclusões são permitidas em seus próprios EMUs.
– Operador pode alterar EMUs e Serviços relativos aos EMUs que lhe foram atribuidos.

Sobre as solicitações:
– Usuário envia solicitação de agendamento, que fica “pendente”.
– Usuário pode cancelar sua solicitação enquanto a mesma está “pendente”.
– Operador deve “aceitar” ou “rejeitar” a solicitação.
– A rejeição exige uma justificativa.
– As solicitações aceitas devem ser “finalizadas” quando o serviço for executado
– Todas as alterações de status de uma solicitação são encaminhadas por e-mail à todos os interessados (usuário, operador e coordenador)
– Ao enviar uma solicitação, o usuário requisitante é questionado sobre sua responsabilidade em relação ao projeto de pesquisa, caso negativo, o e-mail do responsável deve ser fornecido e o mesmo também receberá cópias das mensagens de alteração de status

Seguem alguns vídeos para introduzir as funções básicas:

1) http://www.screencast.com/t/Iqjb83iYF
Aqui o admin loga pela primeira vez no sistema, cadastra dois usuários e lhes atribui permissões de operador e coordenador.

2) http://www.screencast.com/t/kgJpJTF1727
Neste vídeo o coordenador “joao” loga no sistema, cadastra seu primeiro EMU e adiciona um serviço a este EMU.

3) http://www.screencast.com/t/ZcwUwFx8HFrw
Aqui um usuário ainda não cadastrado visualiza o “Catálogo de EMUs” e escolhe entre os serviços disponíveis.
O usuário então se cadastra, recebe o e-mail de validação, clica no link de confirmação.
Em seguida, o usuário loga no sistema, escolhe um serviço e envia uma requisição de agendamento.

4) http://www.screencast.com/t/uM4Bxx59gp
O operador do equipamento do serviço requisitado é notificado por e-mail da nova requisição.
Ele loga no sistema para decidir se aceita ou rejeita o pedido.
(Após aceitá-lo, ele o marca como finalizado, tal atitude deveria ser tomada após a execução do serviço solicitado)

5) http://www.screencast.com/t/lJ6JfYvpQSgI
Aqui o coordenador loga no sistema e visualiza os calendários de agendamento para seus EMUs e
para cada serviço isoladamente.

 

Funções extras:

– Coordenador pode alterar agendamentos ainda não executados
– Coordenador pode cadastrar períodos de indisponibilidade/manutenção para seus equipamentos

Segue vídeo com a demonstração de como utilizar tais funções:

https://www.screencast.com/t/nyMLhgzBBx10