Migração Email USP-G (Google)

Roteiro de Migração para Plataforma GSuite

Motivação
    Tendo em vista o direcionamento dado pela Superintendência de Tecnologia da Informação, os serviços de e-mail da Universidade de São Paulo passarão a ser administrados pela Google, via plataforma Gsuite. Esta mudança trará melhorias aos serviços prestados, dentre as quais podem ser destacadas:

• Espaço ilimitado de armazenamento de e-mails (Gmail)
  • Filtro eficaz para mensagens indesejáveis (SPAM)
  • Espaço ilimitado de armazenamento de arquivos (Google Drive)
  • Ferramentas para edição colaborativa online:
    • Google Docs (Similar MS Word),
    • Google Sheets (Similar MS Excel)
    • Google Slides (Similar MS PowerPoint)
    • Google Photos
    • Google Hangouts (Serviço de chat via texto, voz e vídeo)

O procedimento de transição envolve a migração das contas de e-mails de alunos, docentes e funcionários para a nova plataforma. Os alunos (e demais contas @usp.br) estavam autorizados a utilizar o novo serviço desde abril/2017. A partir de agosto/2017, inicia-se a fase de migração para contas de docentes e funcionários. Em breve será a oportunidade de migrar as contas institucionais.

Vale destacar que todas as contas serão migradas até o final de 2017. Recomenda-se que os interessados realizem o procedimento aqui descrito o quanto antes para garantir que a transição ocorra de forma confortável, uma vez que a migração compulsória não permitirá ajustes personalizados, assim como o usuário será surpreendido por uma troca brusca de ambientes de e-mail.

Observações de ordem geral

1. A plataforma GSuite, que é corporativa, não pode ser confundida com a plataforma GMail, normalmente utilizada para contas pessoais e não corporativas;
  2. Caso tenha dúvidas sobre o convênio da USP com a Google ou dúvidas da própria plataforma GSuite, acesse https://gsuite.usp.br;
  3. As contas não migradas, seguindo este processo, terão a migração realizada compulsoriamente, não permitindo customização no processo.

Para as contas pessoais em clientes locais (outlook, thunderbird)
As contas que estiverem em clientes locais, i.e. outlook, thunderbird, não poderão ser migradas de forma automática. Sequer há garantias que as mensagens que não estão armazenadas no Zimbra sejam corretamente migradas. Nestes casos, por favor, abra um chamado na intranet em serviços da STI, para que possamos programar uma assistência. Com o novo conceito do GSuite, que incorpora funções colaborativas, as contas @iqsc.usp.br não poderão ser mantidas em clientes que não seja o próprio GSuite (Webmail, via navegador).

Para as contas institucionais (contas de seção/institucionais)
As contas institucionais, i.e. svgrad@iqsc.usp.br, sti@iqsc.usp.br, não serão migradas neste momento. Estas contas ainda deverão ser acessadas pelo Zimbra ou outro cliente, até o momento da migração.

Para as contas pessoais do Zimbra
a) Inicie o processo de migração autenticando com a senha única no portal http://id.usp.br;

É necessário clicar em “Aceitar” (Accept) após o login, confirmando que você está autenticando uma conta Google dentro do domínio da Universidade de São Paulo.

b) Após o login, selecionar a opção “Migrar email para o USP-G”:

c) O processo de migração deverá ser configurado, conforme instruções da plataforma. Não esqueça de selecionar as opções extras de migração, i.e. catálogo de endereços, agenda, etc.

d) A nova plataforma poderá ser acessada após 30 minutos no endereço http://email.usp.br

e) O processo de migração, após iniciado, demorará em torno de 10.000 mensagens por dia, variando o tempo de término de acordo com a caixa postal de cada usuário. O status da migração poderá ser acompanhado via login na plataforma id.usp.br, clicando em “Status de Migração”;

e) Durante o processo de migração, a conta @iqsc.usp.br poderá ser acessada por meio da plataforma Zimbra e GSuite. Na plataforma Zimbra você terá acesso aos e-mails antigos e na plataforma GSuite você terá acesso aos e-mails novos e aos já migrados. Ao finalizar o processo de migração, apenas a plataforma GSuite deverá ser acessada, pelo endereço http://email.usp.br;

f) Durante o processo de migração o envio de e-mail deverá ser realizado por meio da plataforma GSuite, isso garantirá o sucesso do envio;

h) Não altere as estruturas das pastas no Gmail ou no Zimbra enquanto o processo de migração não estiver concluído, pois podem ocorrer resultados imprevisíveis.