USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Eduroam

O que é o eduroam?

O eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, através de conexão sem fio (Wi-Fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

A iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países. Conheça mais detalhes através da página oficial do eduroam USP:

http://eduroam.usp.br/

Como acesso o eduroam? Qual meu usuário, e senha?

Diferentemente das redes IQSCSemFio ou WIQSC, que solicitam a digitação do usuário/senha sempre que acessamos a rede, as credenciais de acesso ao eduroam ficam gravadas em segurança nos seus dispositivos, e são solicitadas apenas quando se faz o acesso pela primeira vez. O nome de usuário para acessar o eduroam é o seu número USP (ex: 1234567) acrescido do domínio @usp.br, e a senha de acesso é a sua senha única cadastrada pela página USP Digital/Sistemas USP.

Exemplo:

Usuário: 1234567@usp.br
Senha: <>

Em caso de dúvidas sobre sua senha única acesse: https://uspdigital.usp.br

Recomendamos o uso do assistente de configuração para a configuração inicial do eduroam, funciona em qualquer dispositivo com rede sem-fio: smartphone, laptop, netbook e tablet.

Esse sistema tem a vantagem de estabelecer a conexão automaticamente quando seu dispositivo estiver dentro da zona de cobertura da rede eduroam, dispensando redigitar seus dados a todo momento, sem expirar a conexão, e sem limitar a conexão a um único dispositivo.

O assistente de configuração encontra-se disponível no link abaixo: https://cat.eduroam.org/?idp=761

A rede eduroam é segura? Posso acessar site de bancos?

Sim, a rede é segura. Se comparado à rede USPnet, por exemplo, agrega uma camada adicional de segurança, empregando criptografia para o acesso à rede (envio de usuário e senha) e para todos os dados transmitidos.

Onde posso me conectar ao eduroam?

A rede já está disponível em muitas unidades (IQSC, ICMC, IFSC, etc.) nos Campi da USP da capital e do interior, bem como, em outras instituições, escolas técnicas, e várias universidades participantes do projeto no Brasil, e no exterior. Com isso, permite a qualquer pessoa, que já faz uso do serviço em sua instituição de origem, conectar-se sem dificuldades, como se estivesse usando a internet em sua própria casa, em qualquer ponto de acesso eduroam ao redor do mundo.

Especificamente no IQSC, a cobertura da rede eduroam alcança as mesmas áreas onde já existe a rede sem fio “IQSCSemFio” (em 18 de agosto de 2016, os prédios Q5 – Salas de Aula, Q6 – Biblioteca e Q8 – Administração). Vale salientar que as áreas de cobertura estão sendo ampliadas, mediante recentes investimentos aplicados na aquisição de novos pontos de acesso com maior capacidade e alcance, e na reestruturação da infraestrutura de redes de dados em diversos locais.
Acesse o mapa que mostra a cobertura da rede eduroam em todos os continentes na página:

Mapas dos pontos de acesso: http://monitor.eduroam.org/eduroam_map.php?type=all