Youtube e IPTV USP

O anfiteatro do edifício Q1 conta com sistema de captação e transmissão de imagem e som via Internet.

É possível utilizar três fontes de imagens:

•  Câmera instalada ao fundo;
  •  Câmera instalada na parede oposta às janelas;
  •  Saída de imagem do projetor (apenas VGA – HDMI não funcional).

As fontes de imagem podem ser trabalhadas via mesa de corte, possibilitando:

•  PTZ das câmeras (posição, aproximação e foco);
  •  Seleção da fonte de imagem a ser transmitida;
  •  Transmissão de imagem sobreposta (PIP: saída do projetor + sobreposição de câmera do apresentados, por exemplo).

O áudio é capturado a partir da mesa de som e inclui:

• Microfones;
  • Computador da apresentação (plug p2 disponível no púlpito);
  • Computador de edição.

A transmissão pode ser realizada pelos seguintes serviços:

É necessário que o interessado em transmitir o evento tenha previamente cadastrado seu próprio canal no serviço desejado.
O procedimento para efetuar o cadastro em ambos os serviços pode ser encontrado aqui.
Destaca-se que o procedimento requer a validação da conta via telefone e, por essa razão, não pode ser feito no momento da transmissão.
Na inexistência de um canal habilitado para transmissão, a mesma será cancelada.
Dica: é possível e recomendado utilizar contas institucionais @iqsc.usp.br e @usp.br para criar canais no Youtube mas, antes da primeira transmissão, será exigida a validação via telefone.

Importante: Antes do início do evento, o interessado deverá se dirigir até o computador de edição para autenticar suas contas IPTV e/ou Youtube.

Procedimentos técnicos

Para inicializar e configurar os equipamentos é necessária a presença de pessoal com o devido treinamento.
A presença de um operador durante a transmissão é dispensável, porém desejável.
Também é necessária a presença de um técnico para o encerramento da transmissão e desligamento dos equipamentos.

A qualidade da imagem transmitida, assim como possíveis interrupções nos serviços, estão sujeitas a fatores externos e alheios às possibilidades de ação da STI – IQSC.